top of page

BAIRRO DOS PENEDOS ALTOS

 

O Bairro dos Penedos Altos localiza-se na zona mais a Norte da Covilhã, junto à Ribeira da Carpinteira. Este bairro, foi o primeiro bairro social inserido nos programas habitacionais do Estado Novo. Designadamente no programa de casas económicas.

 

Em 1936, foi realizada a venda da Quinta dos Melos, “Penedos Altos”, por Georgina Geraldes de Lima e Cunha de Campos Mello, casada com José Maria Castro Campos Mello às seguintes entidades: Câmara Municipal da Covilhã; Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Industria de Lanifícios e à Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, para construção de um bairro operário.

 

No ano de 1940 foi adjudicada a 1ª fase ”bairro de cima”, aos construtores António Alves Franco Júnior; Augusto Domingos e Joaquim da Silva Reis para a construção de casas com habitações de piso único e diversas tipologias para alojar agregados familiares de várias composições. Todas as casas possuem um quintal nas traseiras.

 

Em 1946, para dar continuidade à construção do bairro, foram adquiridos terrenos aos seguintes proprietários, Eng. Telo de Carvalho Simas e esposa bem como a Carlos Mello e Castro e esposa Isilda Castro Campos Mello e Matos, e outros. Nessa data, teve lugar a assinatura do empréstimo no valor de um milhão e seiscentos e quinze mil escudos à Caixa Geral de Depósitos às seguintes entidades: Câmara Municipal da Covilhã; Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Indústria de Lanifícios da Covilhã, para fazer face aos encargos que lhe competiam na ampliação do bairro.

 

Seguiu-se, no ano de 1947, a construção da 2ª fase “bairro de baixo” com o autor do projeto Eng. Mário Soares Lopes e os construtores José da Costa Riscado e Manuel Fernandes Pinto.

 

O bairro de baixo, era composto de habitações de 2 andares, e cujo número de divisões e rendas variavam em concordância com os agregados familiares a alojar. Todas as habitações possuíam um quintal nas traseiras.

 

O bairro estava dotado de infra-estruturas como saneamento, água, luz, edifício escolar e Igreja.

Em 1953 foram adquiridos terrenos à “Fábrica Alçada & Filhos, Sucessores”, para ampliação do bairro.

               

Na década dos anos 80 e 90, do século XX, as quintas do Samarra, do Mestre Jaime e Serrado foram vendidas em lotes de terreno para novas construções.

               

Atualmente, trata-se de um bairro único, dotado de variadas infra-estruturas de lazer; jardins; parque infantil; piscina municipal; escola; pavilhão gimnodesportivo; associações culturais e desportivas e outros equipamentos.

               

Este bairro é composto pelos seguintes arruamentos; Rua Celestino David; Rua da Calva; Praceta da Calva; 1ª e 2ª travessa da Calva; Travessa D. Filomena Anaquim; Rua D. Maria José Alçada; Rua Dr. Guilherme Raposo de Moura; Rua Dr. Manuel Mendes de Matos; Rua Fernando Antunes; Rua da Igreja; Rua São José; Rua e Escadas do Padre Pita; Caminho dos Moinhos; Rua dos Motoristas; Rua da Piscina; Rua e Escadas do Pinho Manso e Rua do Ribeiro de Flandres.

 

In “BAIRROS DA COVILHÔ de António Garcia Borges

 

IGREJA DE SÃO JOSÉ

 

 

A Igreja de São José fica situada no Bairro dos Penedos Altos e foi inaugurada em 22 de outubro de 1950. Após a sua inauguração esta povoação passou a ser um Curato (povoação pastoreada por um cura com condições para se tornar paróquia).

 

Esta igreja tem o Altar-mor, do lado esquerdo, encontra-se colocada, em cima de um pedestal, a Imagem de São José, Orago da mesma Igreja e Paróquia; no lado direito estão dois painéis em azulejos, um alusivo ao Batismo de Jesus por São João Baptista, com uma pomba (descida do Espírito Santo, sobre o seu Filho muito amado) e o outro ao Encontro de Jesus com a Samaritana.

 

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, passou este curato a paróquia em Maio de 2009.

 

 

In “BAIRROS DA COVILHÔ de António Garcia Borges

PISCINA DA COVILHÃ – BAIRRO DOS PENEDOS ALTOS

 

 

Na década de sessenta, a Câmara Municipal da Covilhã, então presidida pelo Eng. Vicente da Costa Borges Terenas, procedeu à construção de uma piscina no Bairro dos Penedos Altos. A obra, adjudicada ao Empreiteiro José Augusto Bom Jesus, foi inaugurada a 25 de Maio de 1968.

 

A Piscina Municipal da Covilhã teve novos melhoramentos, com a construção de uma cobertura e aquecimento e foi aberta ao público em 3 de Julho de 1998, inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal Carlos Pinto.

 

 

In “BAIRROS DA COVILHÔ de António Garcia Borges

CLUBE DESPORTIVO DA COVILHÃ

 

O Clube Desportivo da Covilhã (C.D.C.) foi fundado em dezembro de 1932, com a finalidade da prática do desporto. Para além de praticar a educação física, este clube iniciou a modalidade de natação, que era praticada no chamado Poço Grande, situado no Bairro Municipal.

 

Esta associação, encerrou as suas atividades no ano de 1945 por ter sido proibida a prática de natação no Poço Grande (o poço era abastecido de água não tratada, proveniente da Ribeira da Carpinteira, que a montante recebia os esgotos do Sanatório dos Ferroviários).

               

Por volta do ano de 1954, os antigos dirigentes e associados do Clube entraram em contacto com a Comissão de Melhoramento do Bairro dos Penedos Altos, com vista à aquisição de terrenos pertencentes a essa Comissão, que se encontravam sem utilização, com a finalidade de aí construir um Parque Desportivo. Foi acordada a construção e foram de imediato iniciadas as obras de adaptação dos terrenos, tendo, em 15 de Maio de 1965, sido inaugurado o recinto com a presença do então Diretor Geral dos Desportos, Dr. Armando Rocha.

 

O C.D.C., além da prática da natação, pratica, ainda, as modalidades de hóquei em patins, xadrez, esqui alpino, futebol e basquetebol.

 

Nos finais dos anos 60, do século XX, organizaram-se os Torneios de Primavera, no seu parque desportivo, com a prática das modalidades de futebol de salão, andebol, basquetebol, voleibol e hóquei em patins, e onde estiveram representadas todas as Associações Desportivas da Covilhã. Estes torneios deixaram de se realizar no ano de 1999.

 

Alguns anos depois. O Parque Desportivo foi alvo de obras de requalificação tendo sido coberto, passando a Pavilhão Gimno-desportivo e foi inaugurado com a presença do Governador Civil do Distrito de Castelo Branco, Sr. Alberto Ferreira de Matos Romão zinho e do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Sr. Augusto Lopes Teixeira.

 

Em 25 de Abril de 2005, foram construídas instalações anexas com a finalidade de servirem de balneários dos atletas e árbitros.

Na época de 1989-1990 a equipa do C.D.C. manteve-se na 2ª Divisão Nacional de Basquetebol, chegando a disputar a fase final para a subida à 1ª Divisão Nacional.

 

A Câmara Municipal da Covilhã, para prestar homenagem a esta associação, atribuiu o seu nome a uma rua do Bairro dos Penedos Altos, a Rua do Clube Desportivo da Covilhã, que começa na Rua da Igreja e termina no Pavilhão Gimno-desportivo do C.D.C.

 

In “BAIRROS DA COVILHÔ de António Garcia Borges

CENTRO DE RECREIO POPULAR – ACADÉMICO DOS PENEDOS ALTOS

 

Decorria o ano de 1954, quando um grupo de habitantes do Bairro dos Penedos Altos, teve a ideia de fundar uma Associação Desportiva e Cultural – o Académico dos Penedos Altos. Foi arrendada uma casa, nas traseiras do prédio do Riscado, na Rua da Igreja, para o efeito. Em 24 de Junho de 1954, a nova Coletividade filiou-se na Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (F.N.A.T.), nos termos dos artigos 24º e 25º dos estatutos daquele organismo, publicados em anexo ao Decreto-Lei nº 37/836, de 24 de Maio de 1950, inserido sob o nº 60.

 

A frequência de pessoas, na sede, aumentou ao ponto de a direção ter de procurar um espaço mais amplo, onde pudessem ser desenvolvidas mais atividades culturais, desportivas e recreativas.

 

Surgiu a ideia de arrendar a antiga casa da Quinta dos Melos, da qual eram proprietárias D. Maria Isilda Campos Melo, D. Maria Teresa Lima Campos Melo Moitinho de Almeida e D. Maria Beatriz Lima de Campos Melo.

 

Feitas as diligências necessárias, a Associação mudou-se para a nova sede, no ano de 1955, ocupando o rés-do-chão. O andar superior estava ocupado pelo rendeiro da família Campos Melo, provisoriamente, até que se concluísse a construção de uma casa no bairro.

 

Nesse mesmo ano, começaram a praticar-se as modalidades de voleibol e futebol de onze, começando de imediato s disputar os campeonatos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (F.N.A.T.). No ano de 1957, foram criadas as modalidades de ténis, badmington, hóquei em patins e ténis de mesa.

 

Em 1963, surgiu a formação de um grupo de teatro, que apresentou várias comédias, farsas e revistas. Nos finais da década de 60, o Académico entra nos Torneios de Primavera, na modalidade de futebol de salão, saindo vencedor nos anos de 1970, 1991, 1992, 1997.

 

A F.N.A.T., Delegação da Covilhã, no ano de 1966, organizou um Concurso de Presépios, a nível Regional, em que o Académico saiu premiado, tendo-lhe sido conferido o respetivo diploma. Esta Associação não parou de inovar em atividades e, no ano de 1971, introduziu a modalidade de basquetebol.

 

Em 1979, o Académico participou nos campeonatos da 2ª Divisão, na modalidade de voleibol e, nesse mesmo ano, fez a sua apresentação no Torneio organizado pelos Unidos do Tortosendo, nas modalidades de basquetebol e futebol de salão.

 

No ano de 1986, organizou o 1º Torneio de Tiro ao Alvo e, em 1987, participou no 2º Torneio Sport Club da Pousadinha e no 1º Torneio da Associação Desportiva de Belmonte.

 

Nos anos 90, a Direção do Académico, viu-se a braços com o problema da venda da sua sede e dos terrenos anexos. Os Srs. Eng Laurentino Agostinho de Almeida, Moisés Agostinho de Almeida e José Luís Carrilho de Almeida pretendiam a aquisição da Associação para aí construírem uma urbanização. Do projeto constava a demolição da sede do Académico.

 

A Coletividade não desistiu de lutar pela sua sede, tendo pedido à Câmara Municipal da Covilhã, então sob a presidência do Eng. Jorge Pombo, para intervir. A Câmara começa então a fazer diligências para resolver a situação.

 

Em 1988, o Académico entra nas Marchas Populares da Cidade da Covilhã, tendo obtido o 2º lugar da classificação geral e o 1º lugar no traje. No ano de 1999 entre no Torneio Quadrangular Juvenil do C.D. West Athletic, disputado no pavilhão do I.N.A.T.E.L., sagrando-se campeão.

 

Nos finais de 1999, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Sr. Carlos Pinto, garantiu:- “O Académico não ficará sem sede”. A Câmara Municipal da Covilhã reuniu com os proprietários do referido edifício, chegando a consenso, sendo posteriormente lavrada a escritura de posse que constou no ponto 8 da Ata elaborada em 14 de janeiro de 2000, anexo 15.

 

Começaram de imediato as obras de remodelação de todo o espaço, tendo o interior sido renovado e requalificado. As novas instalações foram inauguradas a 23 de Setembro de 2001, pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto.

 

In “BAIRROS DA COVILHÔ de António Garcia Borges

LIGA DOS AMIGOS DO BAIRRO DOS PENEDOS ALTOS
 

Decorria o ano de 1994 quando quatro amigos, sentados à mesa do café “Casa Nova”, no Bairro dos Penedos Altos, conversavam sobre aquele bairro e discutiam a falta de convívio associativo, recreativo e cultural.

Foi, então que resolveram fundar uma nova associação com uma estrutura forte e sólida, e assim surgiu a L.A.P.A. «Liga dos Amigos do Bairro dos Penedos Altos», que foi inaugurada no dia 10 de Novembro de 1997.

Foram seus fundadores: Duarte Nuno Serra Bichinho; José Manuel Matos Fernandes Rato; Paulo Conceição e Fernando Manuel de Jesus Pina.

Em seguida, os fundadores, com outros sócios, foram a primeira direção do clube que, de imediato, teve um grande desenvolvimento na parte social e a que, em 28 de Abril de 2005, foi atribuído o estatuto de I.P.S.S. «Instituição Particular de Solidariedade Social».

A missão foi criada de maneira a agir ativamente e de forma sustentável e empreendedora em diferentes áreas, como ação, cultura, desporto, educação, recreio, saúde e tempos livres, na reabilitação e na promoção da cidadania e da qualidade de vida dos sócios.

In Bairros da Covilhã de António Garcia Borges

bottom of page