BAIRRO DA BIQUINHA
Este bairro, de casas económicas, encontra-se localizado na parte mais altaneira da Covilhã, a cerca de 700 metros de altitude.
No passado, era ocupado por um pinhal, propriedade da família Campos Melo, adquirido pela Segurança Social que fez uma permuta, com o empreiteiro José Augusto Bom Jesus, para aí construir um bairro operário.
Em 17 de Dezembro de 1963, José Augusto Bom Jesus vendeu uma parcela desse terreno à Câmara Municipal da Covilhã, por 40.000 escudos, para construção de um bloco de 10 moradias.
As obras deste bairro iniciaram-se no ano de 1964, com projeto do Arquiteto Pinto Sousa. O bairro foi construído por diversas fases e na primeira fase os lotes foram construídos paralelamente junto ao Estádio Municipal José dos Santos Pinto, moradias unifamiliares, de dois pisos, distribuídas em banda. Todas as moradias contêm logradouro e são de tipologia três. A segunda fase foi construída a Este por um bloco de habitação coletiva de três pisos.
No ano de 1976 foram construídas mais 10 moradias unifamiliares de um só piso com logradouro.
Atualmente este bairro é composto pelos seguintes topónimos: Rua Viriato; Rua 1º de Maio; Rua António Aleixo; Rua 20 de Outubro e Rua do Operário.
In Bairros da Covilhã de António Garcia Borges
Estádio Municipal José dos Santos Pinto - Cheio de adeptos do Futebol num Domingo
Em cima pode verificar-se que ainda não existe o Bairro da Biquinha - Década de 50 do século XX
Video elaborado por José Pereira Santos in
https://www.facebook.com/Mem%C3%B3rias-da-Covilh%C3%A3-267737363560243/videos